I Audiência Pública de Transparência e Controle Social realizada com ‘Casa cheia’

A abertura da ‘I Audiência Pública de Transparência e Controle Social’ do Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas aconteceu na tarde desta quarta-feira, 22, e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, representantes das mais de 8 Organizações de Sociedade Civil organizada, que possuem parceria com o COMASP, bem como representantes do Conselho Estadual, usuários do sistema SUAS e agentes do governo municipal.

A Associação Girão de Artes Marciais (AGAM), a primeira entidade a falar, bem como a Bom Samaritano e a Associação Ramos Parauapebense de karatê Educacional (ARPAKE), abrilhantaram com as suas respectivas apresentações, as quais mostraram ao público presente os resultados sociais obtidos através da destinação dos recursos captados por meio do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

A Audiência Pública na Câmara Municipal de Parauapebas teve grande importância para o público presente poder conferir, fiscalizar e manifestar acerca da aplicação dos recursos públicos no município. A Audiência Pública realizada pelo COMASP foi idealizada para proporcionar um elo entre o Poder Público, a Organização da Sociedade Civil (usuários, trabalhadores e entidades) se permitirem, neste espaço, compreender como são gastos os recursos públicos. Nesta oportunidade pôde-se observar como a secretaria tem se planejado para os desafios impostos; e de forma transparente foi avaliado de perto os seus gastos com ela.

A secretária da SEMAS, Vânia Monteiro, esteve presente na reunião e destacou o seu compromisso em melhorar cada vez mais a relação entre OSC e o poder público municipal. A representante do Conselho Estadual de Assistência Social, a senhora Eliane Farias de Miranda, explanou a importância de os Conselhos na sociedade como um propositor da política de assistência social.