XIV Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Parauapebas

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMASP) realizou nos dias 22 e 23, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas, a XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Parauapebas. A Conferência constitui-se em instância máxima de participação da sociedade civil e governo, cuja finalidade é avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social — SUAS.

A Conferência Municipal de Assistência Social, que trouxe o tema “O Suas que temos e o Suas que queremos,” tem objetivos específicos de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local a Política de Assistência Social. Visando incentivar a população ser mais participativa e conhecedora das ações do Sistema Único à Assistência Social (Suas), o COMASP, por meio da Secretaria de Assistência Social realizaram durante os dois dias de conferência, palestras e atividades interativas sobre os cinco eixos temáticos: I. Financiamento; II. Controle Social; III. Articulação entre segmentos; IV. Programas e projetos; V. Benefício e transferência de renda.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Parauapebas, Naiara Paula Santos, explica que a Conferência é importante para pautar a participação dos gestores, técnicos, prestadores de serviços e usuários ao buscar ações alternativas para o fortalecimento das políticas públicas sociais.

“Durante a Conferência temos momentos de avaliação, contando com representações da sociedade civil, ONGs, que se somam à representação do poder público para fortalecer as políticas e garantir o exercício do controle social”, diz a presidente.

A moradora da Vila Palmares II e usuária do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Eliete Souza Calixto, explanou com positividade a sua participação no evento de modo que esta foi uma oportunidade para fortalecer e aprimorar o seu conhecimento acerca dos serviços disponíveis aos usuários.

“Participar dos debates me fez entender alguns pontos sobre os direitos e deveres da sociedade e da gestão municipal.  O evento é uma oportunidade valiosa para contribuir e cobrar melhorias no atendimento”, diz Eliete Souza.

Para Thiago Oliveira, conselheiro do COMASP, que também representou o secretário da Assistência Social (Semas), Celso Valério, falou da importância de eleger um conjunto de representantes para os debates nas conferências regionais, estaduais e federais.

“O evento foi uma ocasião propícia para compartilhar experiências, ouvir as demandas da sociedade, buscar soluções conjuntas, discutir propostas, elaborar estratégias que contribuam e fortaleçam as políticas sociais do município”, diz Thiago.

Ainda no evento foram eleitos dezoito (18) delegados. Nove (9) representantes do segmento Governamental e Nove (9) representantes do segmento das Organizações da Sociedade Civil.