I Audiência Pública de Transparência e Controle Social

O Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas — COMASP — convida a todos munícipes para participarem de sua primeira ‘Audiência Pública de Transparência e Controle Social’ que ocorrerá no dia 23 de novembro de 2022, às 13 horas na Câmara Municipal de Parauapebas. A Audiência é um dos mecanismos de controle social que permite a participação da sociedade civil organizada manifestar democraticamente seus Direitos, bem como poder influenciar e ditar rumos na administração pública.

De forma inédita, o COMASP irá apresentar a prestação de contas dos serviços oferecidos aos munícipes, a exemplo, quantas resoluções e normativas foram emitidas, capacitações realizadas e entidades fiscalizadas por este Conselho. Assim sendo, o COMASP compartilhará todas as ações e atividades desenvolvidas durante o ano-calendário corrente.

A participação da população na Audiência Pública de Transparência e Controle Social é um elemento fundamental para conferir maior Controle Social sobre os atos da Administração Pública. Do mesmo modo vem também para auxiliar o controle exercido pelos conselhos, fortalecendo o combate a corrupção. Segundo a presidente do Conselho, Naiara de Paula, “a primeira Audiência Pública promoverá a transparência na gestão pública de forma clara e objetiva, demonstrando como são utilizados os recursos públicos da Secretaria de Assistência Social de Parauapebas”. Naiara conclui seu raciocínio dizendo que “não é possível pensar em um Estado moderno e eficiente sem que se observe a obrigação dos gestores de prestar contas de suas ações a sociedade.